segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma única vaquinha

Um Mestre passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma visita.
Durante o percurso, falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar. Sem calçamento, a casa de madeira. Os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então, aproximou-se do pai daquela família, e perguntou: "Neste lugar não há sinais de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?"
E o homem, calmamente, respondeu: "Meu amigo, nós temos uma única vaquinha que dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e com a outra parte, produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, e assim, vamos sobrevivendo."
O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, despediu-se e partiu. No meio do caminho, voltou-se ao discípulo e ordenou secamente: "Pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali à frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo."
O jovem arregalou os olhos, espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas diante do silêncio absoluto do Mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e viu-a morrer.
Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante anos. Até que um dia ele resolveu abandonar tudo e voltar àquele mesmo lugar e contar tudo à família, pedir perdão e ajudá-los.
Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, carro na garagem, crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver, apertou o passo e, chegando lá, foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos. A resposta foi: "Continuam morando aqui." Espantado, entrou correndo na casa e viu que era a mesma família que visitara antes com o Mestre. Elogiou o local e perguntou ao homem (o dono da vaquinha): "Como o senhor melhorou este sítio e mudou tanto a sua vida?"
E o homem, entusiasmado, respondeu: "Nos tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu.  Daí em diante, tivemos que descobrir  outra maneira para o sustento  e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim, alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora ..."

Agradeço a um anjo amigo,que um dia me contou esta história.
Entendi que as vezes é preciso que alguém empurre a nossa vaquinha, puxe nosso tapete,  desde então venho tentando criar novos caminhos, crescer e evoluir  sem matar minha vaquinha.
Tenham uma linda semana
Cut beijos

Um comentário:

  1. Oi Marta!

    Passei pra dar uma olhadinha e me deparei com este texto!
    Quanta verdade!
    Adorei!
    bjs
    Magaly

    ResponderExcluir

Web Analytics